quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Como se fabrica um vencedor!

De que é feita uma pessoa vencedora? É possível se fabricar uma? Com que matérias-primas? Que fatores de sucesso separam pessoas comuns das incomuns, ou as ordinárias das extraordinárias, ou as reativas das pró-ativas? Por que algumas pessoas chegam lá rápidas enquanto outras passam a vida apenas tentando? Bem, se você quiser pertencer ao seleto clube dos bem-sucedidos vá pelos caminhos dos vencedores. São os seguintes:

1. VENCEDORES OUVEM SUA VOZ INTERIOR E FAZEM O QUE GOSTAM E GOSTAM DO QUE FAZEM:
Ora, essa é o primeiro degrau da escada do Sucesso. Se você gosta do que faz, você não se estressa e faz bem feito. Felicidade é você profissionalizar o seu hobby, é você descobrir sua verdadeira vocação. Mas para isso é preciso ser um especialista polivalente e não um generalista múltiplo como se ensinou no passado. Certa vez um repórter perguntou à famosa atriz do passado, Sara Bernard: - Você é feliz? Ela deu a maior definição de felicidade que já vi: Ora, o que eu mais gosto de fazer na vida é representar teatralmente nos palcos da vida e quando as pessoas me pagam para me ver fazer o que eu mais gosto de fazer, é claro que sou feliz!
 
Faz-se o que goste você nunca trabalha, se diverte, não vê as horas passarem, você ouve sua voz interior e transforma seu potencial em performance e seu empenho vira desempenho. Mas, se você não gosta do que faz, então, lhe sobra à opção de acreditar no que faz. Porém, se você nem gosta e nem acredita... Bem, a alternativa seguinte não é lá muito boa: você é um candidato ao tédio, à fadiga, à rotina massacrante e, por fim, às doenças oncológicas. Triste, não?
 
2. VENCEDORES NUNCA PERDEM O FOCO:
 
Vencer é focar com inteligência, estratégia e ação. Perder é deslocar, desconcentrar, dispersar. Os vencedores são setas, os perdedores são círculos. Focar é definir prioridades e escrever planos de ação para alcançá-los. Focar é ter uma ideia só na cabeça e ir até o fim com ela. Tomas Edson tinha uma ideia só e a transformou na pergunta focada de sua vida: - Como posso fazer o filamento se incendiar sem queimar a lâmpada? O problema do governo é uma pergunta só: - Como posso diminuir a inflação equilibrando demandas? Focar é você fazer a pergunta certa que gera a emoção competente. Em vez de perguntar: - Qual o trabalho que dá mais dinheiro hoje? – pergunta-te: - Qual a minha verdadeira vocação? Quais meus pontos fortes? Vencer é focar. É se concentrar corretamente, isto é, sempre naquilo que se quer e jamais naquilo que não se quer.

Só depende de você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário